segunda-feira, 16 de março de 2015

              FACULDADEINTERGRADA DO BRASIL –FAIBRA                  CURSO DE PEDAGOGIA

CRISTIANE  CLEMENTINO  BESERRA GERMANO





RELATORIO DO CURSO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: “O APREENDER DA LEITURA E ESCRITA NA PRODUÇAO DE TEXTOS ACADEMICOS”.









LAVRASDA  MANGABEIRA
2015




CRISTIANE CLEMENTINO BESERRA  GERMANO








RELATORIO DO CURSO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ”O APREENDER DA LEITURA E ESCRITA NA PRODUÇAO DE TEXTOS ACADEMICOS”.
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           Relatório  apresentado a Faculdade Integrada Do Brasil (FAIBRA),   do Seminário “O Apreender da Leitura e Escrita na produção de texto acadêmicos” Proferido pelos Prof. Dr. Carlos  Rafael Vieira Caxile e Prof.  Mestrado Lucas Melgaço   da  Silva.                                                                








LAVRAS DA  MANGABEIRA

2015




Curso de Fundamentos da Educação Superior : “O Apreender da Leitura e Escrita na produção de textos acadêmicos”.

          Relatório á respeito da realização do Curso de Fundamentos da Educação Superior : “O Apreender da Leitura e Escrita na produção de textos acadêmicos”. Ocorrido no dia 14 de dezembro de 2014, na dependência do auditório do IFCE-Instituto Federal do Ceara no município de Cedro. Tendo como publico alvo os acadêmicos do curso pedagogia da Faculdade Integrada do Brasil. Dando-se desta- que as palestras dos Prof. Dr. CarlosRafael Vieira Caxile com tema: A Leitura e Produção de Textos Acadêmicos. Prof. Mestrando Lucas Melgaço da Silva ressaltado as teorias que embasam modelo educacional brasileiro com tema: Fundamentos e Concepções Teóricas da Educação. Com objetivo de esclarecer e intender o processo direto e indiretamentedo trabalho que e feito dentro do curso de pedagogia.
         Após, as palavras formais de aberturas dos trabalhos a palavras foi transferida ao Prof. Dr. Carlos Rafael Vieira Caxile com uma abordagem referente ao tema A Leitura e Produção de Texto Acadêmicos.Com ênfase do exercício de leitura e produção escrita que pouco a pouco avança para uma situação de maior dificuldade e possibilitandoao  acadêmicos o um domínio avançado em suas praticas de docentes como se tornando-se fundamental para as atividades cientificas. Buscado, registrado e apropriando-se dos conhecimentos já existente e tudo aquilo que útil para seus próprios fins de produção de conhecimento. Também ressaltou em sua fala queuma sociedade que tem um sistema capitalista onde procura a produção e se você não produz você tá fora do mercado. O compromisso com educação ainda e um desafio que decepciona e ao mesmo tempo lhe em encanta e que há uma realidade permanente que exigir do futuros  profissionais criatividade e competência para ser trabalhar em uma sociedade com infinidade de tecnologia.                                                                                   
 Com o conceito que há a necessidade de pensar , de problematizar situações existentes no modelo de educação deve-se discutir-se e socializar os conhecimento  executando com base no planejamento de textos que conduzam-se e permita ao alunos o entendimento , percepção  e clareza do método  cientifico  de sua finalidade e aplicabilidade. Considerando-a a complexidade dessa tarefa, dada a natureza versátil  a leitura e a escrita , a diversidade cultural e de condições de vida no país é necessário que aja areavaliação dos modos de organização por parte dos órgão responsável para busca ações que ampliem as possiblidades de trabalho e como se dever ser trabalhando.                                                 
No entanto, focalizou-se o professor a responsabilidade de formação de um trabalho acadêmico o qual se sentirinstigado a ler e compreender textos teóricos , que desperte a capacidade de interpretação , de investigação e de formular questões e hipóteses , observar , autocorrigir-se ou reformular o anteriormente formulado a partir da leitura é feito o processo de sistematização, fichamento, a problemática, a situação do contexto, temática, objetivo e metodologia que terá como resultado a monografia ou TCC .          Além disso, foi citado pelo palestrante o ensino bancário, onde o conhecimento é apenas transmitido para o educando e este deve absorver as informações sem questionar, o que o reduz à mero espectador, tornando-o um objeto do processo de ensino, porque não é capaz de exercer atividades básicas para qualquer sujeito: a participação e o diálogo. 
A segunda palestrafoi ministrada pelo Prof. Mestrado Lucas Melgaço da Silva  com foco os Fundamentos e Concepções Teóricas da Educação  tendo como objetivo de apresentar para o acadêmico  um entendimento  sobre os fundamentos educacionais  levando em consideração as concepções teóricas  que basear a educação brasileira. A formação inicial como a graduação e as influencias da historia da educação e da pedagogia que se relaciona fortemente com a sociedade e a cultura de cada época trazendo para filosofia como a raiz histórica que problematizar as questões pertinentes ao que referem á teoria e pratica educativa.
          Citado pelo palestrante os filosofo Plantão “aprender não é outra coisa senão recordar” afirmaAndrade (2014). Para ele o conhecimento racional jaz dormente na alma e precisa ser despertado. Aristóteles constituiu uma  parte da lógica que estuda os raciocínios prováveis.Hegelo conhecimento é considerado como um processo contínuo, histórico e progressivo . “segundo vive o homem, assim ele pensa”. Ainda que tenha insistido que a superestrutura é reflexo da infraestrutura, Marx acentuou que ambas acabam por se influenciar reciprocamente. Já representado a psicologia foi citado Jean Piaget formula a ideia de que o conhecimento é resultado do processo de interação entre o sujeito e o ambiente circundante. Lev Vygotsky com conceito de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. David conhecido pelo seu realismo sem concessões acerca de mundos possíveis, que desempenham um papel fundamental nas suas teorias; grande parte da discussão atual tem-se centrado nas maneiras de obter as vantagens proporcionadas pelas suas análises sem os respectivos custos metafísicos.
           No entanto, o foco dessa palestra reflete sobre as tendências pedagógicas brasileiras que de acordo com Fogaça(2014),foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade. Que formaram a prática pedagógica do país.As quais dividir em duas:Tendências Liberais e a Tendências Progressistas. A Tendências Liberais que é asustentada pela ideia de que o aluno deve ser preparado para papéis sociais de acordo com as suas aptidões e é subdividida em tradicional o ensino centralizado no professor e o alunos são receptores, a renovadora progressivacaracteriza-se por centralizar no aluno, considerado como ser ativo e curiosotecnicista com o objetivo de aperfeiçoar a ordem social vigente, que é o capitalismo, formando mão de obra especializada para o mercado de trabalho e renovadora não diretiva (Escola Nova)é um método centrado no aluno  o papel da escola e de formadora de atitude. Já áTendências Progressistaspartem de uma análise crítica das realidades sociais que se ramifica em três correntes: Libertadora centraliza-se na discussão de temas sociais e políticos; o professor coordena atividades e atua juntamente com os alunos, libertária os conteúdos, apesar de disponibilizados, não são exigidos pelos alunos e o professor é tido como um conselheiro à disposição do aluno.Crítico-social dos conteúdos” ou "Histórico-Críticao ensino/aprendizagem tem como centro o aluno. Os conhecimentos são construídos pela experiência pessoal e subjetiva. Conclui-se que é necessário conhecer as tendência e forma a nossa própria pratica para repassar o conhecimento  adquirido. 

 

                                                                                                                                     


  REFERÊNCIA
ANDRADE,Charles. 50 Filósofos contemporâneos.  5 de abril de 2014. Disponível em: < http://charlezine.com.br/50-filosofos-contemporaneos/> Acesso em: 23 de dezembro de 2014
FEIRE, Luiz Felipe Salles. Paulo Freire – Um pouco sobre o conceito de educação bancária. São Paulo,12 de fevereiro  2011. Disponível em: < http://bioenergeticabrasil.blogspot.com.br> Acesso em: 22 de dezembro de 2014

FOGAÇA, Jennifer. Tendências Pedagógicas Brasileiras.  Disponível em:<http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/tendencias-pedagogicas-brasileiras.htm> Acesso em: 21 de dezembro de 2014

MENDONÇA Jones F. A DIALÉTICA EM HERÁCLITO, PLATÃO, ARISTÓTELES, HEGEL, MARX E BARTH.  26 de junho de 2013. . Disponível em:  <http://numinosumteologia.blogspot.com.br/2013/06/a-dialetica-em-heraclito-platao.html> Acesso em: 22 de dezembro de 2014

Lev Vygotsky. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Disponível em:<http://pt.wikipedia.org/wiki/Lev_Vygotsky> Acesso em: 19 de dezembro de 2014

Psicologia da Educação. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Disponível em:< http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia_da_educa%C3%A7%C3%A3o> Acesso em: 19 de dezembro de 2014

BRASIL. Ministério  da  Educação  Básica. Diretoria de Apoio á Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : planejamento: alfabetização e ensino da língua portuguesa: ano 1: unidade2. Brasília: SEB, 2012

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