segunda-feira, 30 de março de 2015

DISLEXIA 


                O que é: transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado pela dificuldade específica de leitura. A habilidade mais prejudicada na dislexia é a de segmentar, manipular e sintetizar sequências de sílabas e fonemas que compõe as palavras, a habilidade de consciência fonológica. O disléxIco não apresenta déficit de inteligência, falta de oportunidade de aprendizado, motivação geral ou acuidade sensorial diminuída seja visual ou auditiva. (Fonte: Organização Mundial de Saúde - OMS) Sinais: Demora para começar a falar Dificuldade para pronunciar alguns sons Dificuldade para discriminar sons parecidos Demora para aprender novas e lembrar novas palavras Dificuldade para seguir ordens e rotinas Vocabulário menor do que o esperado Dificuldade com orientação temporal e espacial Dificuldade com habilidade motora fina Dificuldade com sons: rimas, segmentar palavras, formar palavras com sílabas Dificuldade para aprender o alfabeto Atraso no desenvolvimento da leitura Dificuldade com a ortografia Dificuldade na expressão através da escrita.
               Os sintomas da dislexia variam de acordo com os diferentes graus do transtorno, mas a pessoa tem dificuldade para decodificar as letras do alfabeto e tudo o que é relacionado à leitura. O disléxico não consegue associar o símbolo gráfico e as letras ao som que eles representam. Podem confundir direita com esquerda, no sentido espacial, ou escrever de forma invertida, ao invés de “vovó”, “ovóv”, “topa” por “pato”. A dislexia também gera a omissão de sílabas ou letras como “transorno” para “transtorno”, até mesmo a confusão de palavras com grafia similar, por exemplo, n-u, w-m, a-e, p-q, p-b, b-d… Ter a necessidade de seguir a linha do texto com os dedos é outro sintoma de dislexia. O indivíduo sofre com a pobreza de vocabulário, escassez de conhecimento prévio, confusão com relação às tarefas escolares, podendo resultar num atraso escolar.
                A existência de casos de dislexia na família, dificuldades para compreensão de texto, reconhecer rimas e símbolos, decorar tabuada, inversão, acréscimo ou omissão de letras, saltar ou retroceder linhas no momento da leitura, são sinais de dislexia. Alguns sinais que podem diagnosticar a dislexia: - Quando a incompreensão na leitura ultrapassa a fase de alfabetização; - A leitura é silabada; - Faz adivinhações, por exemplo, entende a palavra “famoso” como “família” (pois esta última é mais frequente); - Troca, omite ou inverte as letras durante a leitura; - Substituição: “todos” por “totos”; - Omissão: “Chuva forte” por “chuva fote”; - Acréscimo de letras ou sílabas: “Estranho” por “estrainho”; -Separação: “Está embaixo da cama” por “Está em baixo da cama”; Ou “Caiu uma chuva” por “caiu um a chuva”; - Junção: “A lua está entre as nuvens” por “Alua está entreas nuvens”. Clique aqui e baixe dicas sobre “A SÉRIE: Os Principais Transtornos da Aprendizagem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário